Formação de Docentes e uso das novas TICs
Convite à reflexão a partir do trecho do filme: O sorriso de Monalisa
"O professor, em suma, tem de ser um explorador capaz de perceber o que lhe pode interessar, e de aprender, por si só ou em conjunto com os colegas mais próximos, a tirar partido das respectivas potencialidades. Tal como o aluno, o professor acaba por ter de estar sempre a aprender. Desse modo, aproxima-se dos seus alunos. Deixa de ser a autoridade incontestada do saber para passar a ser, muitas vezes, aquele que menos sabe (o que está longe de constituir uma modificação menor do seu papel profissional)." Texto-base de leitura: Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Autoria: João Pedro da Ponte
Link para acesso:http://www.rieoei.org/rie24a03.PDF
Professor(a) como você tem enfrentado os desafios que incluem o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em seu trabalho?
Olá, Rosemeri! Como Monitora de Laboratório de Informática, sinto que os alunos estão ansiosos por uma adequação da escola à realidade tecnológica atual. Muitos deles demonstram estar mais preparados para o uso das tecnologias digitais que os professores. Alguns professores não demonstram interesse nesta adequação e isso acaba sendo frustrante tanto para os alunos quanto para a escola.
ResponderExcluirOlá Rose. Como professora de Arte da Rede Estadual, percebo o impasse que existe no uso destas tecnologias, ultimamente embasada pela Lei nº 18.118/2014 que proibe a utilização de qualquer equipamento eletrônico dentro de salas de aula de todo o Paraná. Esta lei não prevê nenhuma punição, mas traz para o professor a responsabilidade de manter a atenção dos alunos sobre suas aulas. Na minha prática pedagógica tenho otimizado o uso do celulares, tablets, etc, para o composição da Arte Digital, que faz parte da arte contemporânea. A Escola precisa educar o aluno para o uso destes recursos e na medida do possível, inserir atividades que possibilitem os usos da TICS. Fechar-se para esta prática é andar na contramão dos novos tempos,é promover um ensino obsoleto.
ResponderExcluir